Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Submissões gerais

CONCEITOS BÁSICOS ACERCA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA: entre saberes e práticas
Cristiane Fernandes Moreira
FORMAÇÃO DOCENTE: IDENTIDADE QUILOMBOLA EM TERRITÓRIOS DIGITAIS
Katiucia da Silva Nardes
Desafios e possibilidades para a avaliação da aprendizagem sob a ótica da complexidade
Rita de Cássia Castro Vidal
A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE INGLÊS: NARRATIVAS, DISCURSOS E CRENÇAS SOBRE ENSINAR INGLÊS
Patricia Luciano de Farias Teixeira, Selma Maria Abdalla Dias Barbosa
Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação docente: uma construção possível?
Juliane Gomes Sousa, Maria José de Pinho
Arte contemporânea no ensino fundamental: estratégias pedagógicas
Walace Rodrigues
A escola da/para infância como lócus e potencialidade de saberes nas escritas dos TCCs
Denise Aquino Alves Martins, Eva Ferreira dos Santos, Raielly Soares da Silva, Sueleny Soares Mendes Tôrres
O côncavo e o convexo: percepções acerca das redes sociais e suas contribuições pedagógicas
Angela Noleto da Silva
O que dizem as professoras sobre o PNAIC, em Palmas – TO: Formação e Prática docente
Sádia Maria Soares Azevedo Rocha, Jocyléia Santana Santos, Daniela Ado Maldonado
FORMAÇÃO HUMANÍSTICA: EDUCAR PARA CIDADANIA PLENA HUMANISTIC EDUCATION: EDUCATING FOR FULL CITIZENSHIP Marcelo Henrique de Jesus Flores Sobrinho. marcelobelemss@gmail.com Especialização em Educação Social RESUMO Este trabalho tem como objetivo fundament
Marcelo Henrique De Jesus Flores Sobrinho
Educação para o trânsito integra o currículo da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins- UMA/UFT
Cleide Sousa Morais, Neila Barbosa Osório
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM CURRÍCULO ESPECÍFICO PARA EDUCAR NO CAMPO
Maria Macedo
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS LICENCIATURAS: UMA ESTRATÉGIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Daniela Silva Costa Campos
O SISTEMA DE CRENÇAS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Daniela Silva Costa Campos
MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL FRENTE À INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Tatiana Costa Martins
O CURRÍCULO DISCIPLINAR DA PEDAGOGIA PRUSSIANA LIBERAL COMO PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tomaz Martins Silva Filho
SEMIPRESENCIAL (20%) EAD EM CURSO SUPERIOR: O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Geraldo de Castro Gomes
CURRÍCULO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: AS DECISÕES DOCENTES NO ÂMBITO DOS SABERES E COMPETÊNCIAS
João Manuel de Sousa Will Sousa Will
O Diário de Bordo como ferramenta de reflexão para o bolsista do Pibid do Curso de Pedagogia da UFT.
Artenisia Santos Nepomuceno
PRÁTICA EDUCATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Raimunda Alves Melo Alves Melo
ACUIDADE VISUAL, VIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÕES QUE CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO DOCENTE
Kassio de Jesus Souza, Pablo Andres Alvarez Gomez, Isis Prado Meireles de Castro, Rafaela Rocha Pinto, Guilherme Pereira de Carvalho
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/CAMPUS-IPORÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS EGRESSOS
Maria Olinda Barreto
A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS/CAMPUS-IPORÁ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS EGRESSOS
Maria Olinda Barreto
ESPAÇOS NÃO FORMAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Contribuindo para formação de professores de matemática
RODRIGO BASTOS DAUDE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO DE QUÍMICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Patrik da Silva Luz da Silva Luz, Raimundo Francisco de Carvalho, Isis Prado Meireles de Castro, Ana Claudia Ferreira Rosa
A PÓS-GRADUAÇÃO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Antonia Dalva França-Carvalho França-Carvalho França-Carvalho
OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA FRENTE À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EULER RUI TAVARES
O ensino das artes nas práticas educativas dos professores da escola WAKÕMĒKWA, da Aldeia Riozinho – Povo Xerente – Estado do Tocantins
Raquel Castilho Souza, Adriana dos Reis Martins, Karylleila Andrade Kingler
PORTFÓLIO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESPAÇO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA FORMATIVA
JOVINA DA SILVA Da silva Silva, Francisco Renato Lima
Leudimar Amorim Cardoso
JOGO MATEMÁTICO, UMA CONSTRUÇÃO LÚDICA PARA UMA APRENIDOZAGEM DIVERTIDA
JOSÉ FRANCISCO ROCHA SIMÃO
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: CENARIO E DIALOGO COM OS SABERES
Lidiane Castro de Castro Reto
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS: IMPASSES E POSSIBILIDADES
Elenice Silva Ferreira
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: SEMELHANÇAS E APROXIMAÇÕES
Gerlany Silva Sousa
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O PARQUE TECNOLÓGICO NA UNIVERSIDADE
Adriano Barreira de Andrade
O USO DA POESIA EM SALA DE AULA E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Eliane Cristina Testa
Título: Formação de professores(as) da Educação Infantil: identidade e estágio
Menissa bessacarrijo bessacarrijo
O ENSINO DE FILOSOFIA DEFRONTE À NOVA LEI Nº 13.415, DE MARÇO DE 2017
Marco Aurélio Cardoso
O “CIRCO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA: Para além de conteúdo e instrumento pedagógico
Leandro Ferraz
SABERES E PRÁTICAS DOCNETES: UM ESTUDO ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESCOLAS QUILOMBOLAS NO MUNICIPIO DE ARRAIAS-TO
Helena Quirino Porto Aires, Silvaneide Gonçalves Ferreira
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A (RE)CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE
MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS, Josania Lima Portela Carvalhedo
FORMAÇÃO CONTÍNUA E REFLEXIVA: ARTICULANDO TEORIA E PRÁTICA
Roberto Lima Sales, Patrícia Luciano de Farias Teixeira
A formação dos professores de Língua Espanhola no município de Paraíso do Tocantins: aspectos linguísticos.
Graziani França Claudino de Anicézio
PARTICIPAÇÃO DOS COORDENADORES LOCAIS E REGIONAIS NA FORMAÇÃO DO PNAIC-UFT/2016
Margareth Leber de Macedo
Curso de Licenciatura em Biologia EAD – UFT, Modular com Currículo Integrado: A Quem Atende?
luziane MIRANDA SILVA
DISCURSOS DE SUSTENTABILIDADE DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL
Rubens Martins da Silva
LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
Klebson Pereira dos Santos
RELAÇÕES COM O SABER E A ESCOLA EM HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES/AS DE ARAGUAÍNA-TO
Bruna da Silva Cardoso, Rosária Helena Ruiz Nakashima
A FEIRA LIVRE DE TOCANTINÓPOLIS E O ENTRELAÇAR DE LUZ E SOMBRA NO BRINCAR
Rita de Cássia Castro Vidal
Formação em Comunicação/Jornalismo: uma pesquisa descritiva sobre os currículos de quatro universidades federais da região norte do Brasil
Sinomar Soares de Carvalho Silva
AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO “ENSINO REGULAR” ACERCA DE CRIANÇAS QUE NECESSITAM DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
Miliana Augusta Pereira Sampaio, Simone Lima de Arruda Irigon, Denise de Barros Capuzzo
LISTA DE DISCUSSÃO POR MEIO INFORMATIZADO NO ENSINO DE ÉTICA E OFICINAS LÚDICAS PARA MELHORAR AS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
edicionina marinho gomes oliveira, elon marinho gomes
ABSURDO E SUICÍDIO NA FILOSOFIA DE CAMUS: UMA DISCUSSÃO MORAL EM SALA DE AULA
Rômero Barbosa Sérgio
METODOLOGIAS ATIVAS: O DISCURSO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO
Rosa Virgínia Wanderley Diniz, Christianne Barbosa Stegmann
Cinema clássico para um público contemporâneo: o cinema como método para alunos da rede pública
jonathas adonias xavier
O CURRÍCULO, PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE
Brenda Faria Braga de Sousa
As contribuições Pnaic / Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa na perspectiva da inovação pedagógica na disciplina de matemática.
Ana Maria Freitas Dias Lima
CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS: DIÁLOGOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Mateus Ferreira Santos, Lucas Antônio Viana Botêlho, Francisco Kennedy Silva Santos
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA: ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2014)
Nilma Fernandes do Amaral Santos
ATUAÇÃO DO COEMA NA GESTÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO TOCANTINS
Ediclea Lopes Araújo, Ronaldo Coimbra, RAQUEL APARECIDA MENDES LIMA
O desenvolvimento dos princípios de aprendizagem e os conceitos do pensamento teórico
Débora Lorranne Sousa Couto
PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E O QUE DIZEM SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rosana Mara Koerner
Reflexões de Gestão Democrática na Educação Pública Municipal de Palmas -TO
Kamila Cunha dos Santos
TRAJETÓRIA FORMATIVA E PRÁTICA PEDAGÓGICA: NARRATIVAS DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO
LILIA REIJANE RIBEIRO DOS SANTOS MENEZES
REESCRITA: DA SALA DE AULA DA UNIVERSIDADE PARA A SALA DE AULA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Aliny Sousa Mendes Margarida
A INTERCULTURALIDADE E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA
Ana Cláudia Martins de Oliveira, Jocyléia Santana dos Santos, Idemar Vizolli
VIVENCIAS NO ESTÁGIO DA UEPA: COMO OCORRE A DEFINIÇÃO DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ANO LETIVO EM ALGUMAS ESCOLAS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA-PA.
guilherme do carmo correa Neto, Lucas Evandro Luz da Silva
O PERFIL PROFISSIONAL DOS DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO PARÁ
João Maykon Gomes Silva, Nathália Socorro Martins Oliveira, Raphael Nascimento Gentil
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PADRE JOSIMO TAVARES: LUGAR DE IDENTIDADE DOCENTE
Nayjla Lane Ramos Gonçalves, Jocyléia Santana Dos Santos, Daniela Patricia Ado Maldonado
LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
Klebson Pereira dos Santos Pereira dos Santos
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: AS DIFICULDADES EM RELAÇÃO A ESTRUTURA DAS ESCOLAS QUE SEDIAM O PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA- PA
marcos merces oliveira
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS: PERSPECTIVAS E TRILHAS SOCIOEDUCATIVAS
Cléber José Borges Sobrinho
“Escrever nunca foi uma coisa fácil para mim, acho que não entendia o que tinha de fazer”
Norma Lucia Neris Queiroz, Magalis Bésser Dorneles Schneider
MODELOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDOS DAS CÉLULAS
wabda rodrigues da silva
PERFIL SÓCIO, ECONÔMICO E CULTURAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO CEM- CASTRO ALVES DE PALMAS –TO.
Luciene Teixeira Gonçalves Romão, Patricia Martins Guarda, Wander Arruda Vieira
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: uma proposta para os professores do IFRS Campus Farroupilha
Graciele Rosa da Costa Soares, Eliana Rela
MEMÓRIAS AUTOETNOGRÁFICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA: PROFESSOR REFLEXIVO OU REFLEXÃO DO PROFESSOR?
Marcos Felipe Gonçalves Maia, Etiene Fabbrin Pires Oliveira
Átomos e Estrutura Química: uma abordagem lúdica
francileia de sousa rocha
CONCEPÇÕES DE LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DO LEITOR PROFICIENTE: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Dalve Oliveira Batista-Santos, Ana Lucia Ferreira Campos
PERFIL SÓCIO, ECONÔMICO E CULTURAL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO CEM- CASTRO ALVES DE PALMAS –TO.
Wander Arruda Vieira
FORMADOR DE PROFESSORES NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E NECESSIDADES DE UMA FUNÇÃO DOCENTE INOVADORA
Alessandra de Fátima Camargo Godoi
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: DESAFIOS NA DOCÊNCIA
dayane lima lima e lima
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS TESSITURAS NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
SEILA ALVES PUGAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Marly Krüger de Pesce
Edmodo: um olhar pedagógico sobre a rede de interação social educativa
Mariana da Silva Neta
O IMPACTO DAS POLITICAS PUBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRATICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM COLINAS DO TOCANTINS.
Ana Leide Rodrigues de Sena Góis
As TIC Na Formação Docente de Matemática: Possibilidades de teoria e prática com o uso de objetos virtuais de aprendizagem
Liliane Oliveira Souza
A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFT: UM INSTIGANTE DESAFIO
Célia Maria Grandini Albiero, Rogério Silva Leite, Thiago Alves Silva
CONSTRUINDO A PAISAGEM URBANA: representações de práticas docentes nos Estágios Curriculares Supervisionados em Geografia
Marlene Macario Oliveira
SINGULARIDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA ONLINE
Cláudia Helena Santos Araújo
O FEEDBACK DO PROFESSOR COMO INSTRUMENTO POSSIBILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A ESCRITA EM FOCO
Cleliléia Neves-Silva, Dalve Oliveira Batista-Santos
História e Educação: perspectiva dialógica em busca de ressignificação na formação docente
Quiteria Costa Alcântara Oliveira, Ana Maria Freitas Dias Lima
Alfabetização no 3º ano do ensino fundamental: o gargalo da idade certa
Magalis Besser Dorneles Schneider, Norma Lúcia Queiroz, Adriana Demite Stephani
A DIALOGIA EM CURSOS ONLINE: Relatório de projeto de pesquisa
Jose Lauro Martins, Valdirene Cassia Silva
IMPORTÂNCIA DO ENSINO EM CAMPO PARA O TRABALHADOR RURAL
Raquel Aparecida Mendes Lima
CONFLITOS DE PROFESSORES SOBRE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA
Janete Silva dos Santos
AS EMOÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA: SEREI PROFESSOR DE INGLÊS OU PORTUGUÊS, Eis a Questão!
Selma Maria Abdalla Dias Barbosa
O PAPEL DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES
MAIRO CÂNDIDO RODRIGUES
A INSERÇÃO DA CAPOEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Heres Wandame Albuquerque
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-LETRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Erika de Souza Luz
Gestão da aprendizagem: o que dizem alunos e professores do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins?
Fernando Rocha Costa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – DESAFIOS E DESCOBERTAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: UM COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PA
Denise Silva Rocha
LEITURA E LITERATURA INFANTIL TOCANTINENSE COMO SUBSÍDIO A FORMAÇÃO DO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria thamyres da silva lima
INTEGRAÇÃO E TRABALHO COLETIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA: ACOLHIDA LÚDICO-PEDAGÓGICA E RODA PET EM FOCO
FRANCIELY PEREIRA RIBEIRO
INTEGRAÇÃO E TRABALHO COLETIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA: ACOLHIDA LÚDICO-PEDAGÓGICA E RODA PET EM FOCO
FRANCIELY PEREIRA RIBEIRO
A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: uma proposta para os professores do IFRS Campus Farroupilha
Eliana Rela, Graciele Rosa da Costa Soares
O ESTRESSE E A COMPETIÇÃO ESPORTIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Gustavo Farias Pinho
PIBID DE HISTÓRIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
IARA LUZIA FERREIRA SOARES
RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E O ENSINO DE HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
Rosaria Helena Ruiz Nakashima, Daniel Bueno da Silva
OFICINA DE PIPAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luan Alves Ferreira, Sinval de Oliveira
ANÁLISE DA COMMEDIA DELL’ARTE E SUAS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Adílio Jorge Sabino
A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
Fellipe Sousa dos Santos
Educação para o trânsito integra o currículo da Universidade da Maturidade - UMA/UFT
Cleide Sousa Morais, Neila Barbosa Osório
Ensino por competências e habilidades: uma experiência no Colégio Estadual Duque de Caxias, Taquaruçu, Palmas-TO
Jardene Diogenes da Silva
ESCRITAS DE CARTAS E OUTROS ARTEFATOS DE LINGUAGEM COMO PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Karita Freitas Alves
O ENSINO DE CITOGENÉTICA POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA EJA.
Matheus Fernandes Barros
BIOQUÍMICA E ESTRUTURA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.
Ludmilla Weber de Oliveira
O APRIMORAMENTO DO ENSINO DE GENÉTICA POR MEIO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO ENSINO MÉDIO.
Railene Sousa Vicente
PARTICIPAÇÃO DOS COORDENADORES LOCAIS E REGIONAIS NA FORMAÇÃO DO PNAIC-UFT/2016
Margareth Leber de Macedo, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Jr
ENSINO DE BIOLOGIA POR COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Crisllayne Pereira Bezerra
O MICROSCÓPIO ÓPTICO COMO MATERIAL PEDAGÓGICO PARA A MELHOR COMPREENSÃO DE CITOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Marcelo Fernandes Gomes
O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Francisco Sousa da Silva
A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM PRÁTICA DO TECIDO SANGUÍNEO NO ENSINO MÉDIO
Nathália Moura Fernandes
RELATO DE CASO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL INDEPENDENTE NO MUNICÍPIO DE PALMEIRÓPOLIS-TO
LEANDRO GOMES DA SILVA, LADY SAKAY
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N°10.639\2003 NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS DE ARAGUAÍNA
Raquel Almeida Mendes, Kênia Gonçalves Costa
O ENSINO DE GEOGRAFIA E A MÚSICA: PRATICA DE APRENDIZAGENS NO CONTEXTO ESCOLAR
Ricardo Tadeu Marcilio
HISTÓRICO ESCOLAR FAMILIAR DE ESTUDANTES DE LI-CENCIATURA NO BRASIL – A LICENCIATURA ENQUANTO ELEMENTO DE ASCENSÃO SOCIAL
Daniel de Freitas Nunes, Fabiano Couto Milagres, Érica Ribeiro de Sousa Simonetti
EDUCAR PARA DEMOCRATIZAR
Ariel Elias Nascimento
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS USOS EDUCATIVOS DAS MÍDIAS DIGITAIS
Neuvani Ana do Nascimento, Moema Gomes Moraes, Moema Gomes Moraes, Joana Peixoto, Joana Peixoto
A AULA COMO ESPAÇO-TEMPO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Ilma Alencastro Passos
CRENÇAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE GURUPI
ROSEMEIRE PARADA GRANADA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DARLENE ARAUJO GOMES
A GESTÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA A3P NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Denis Sousa Cruz
LABORATÓRIO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
Klebson Pereira dos Santos
Ser professor na comunidade indígena Xerente: projeto de pesquisa sobre o cotidiano e constituição do sujeito
Eder Ahmad Charaf Eddne
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: EM QUESTÃO OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESPANHOL E BRASILEIRO
Sebastiao Silva Soares, Leiliane de Moura Araújo
As contribuições Pnaic / Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa na perspectiva da inovação pedagógica na disciplina de matemática.
Ana Maria Freitas Dias Lima
CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTEMPORÂNEAS: DIÁLOGOS EMERGENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Mateus Ferreira Santos, Lucas Antônio Viana Botêlho, Francisco Kennedy Silva Santos
CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL
Jair José Maldaner
AS CRIANÇAS DA ERA DAS MÍDIAS DIGITAIS E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA NO COLÉGIO SANTA CRUZ DE ARAGUAÍNA-TO.
LILIANE RODRIGUES DE ALMEIDA MENEZES
ALFABETIZAR NA ERA DIGITAL: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COLÉGIO SANTA CRUZ – ARAGUAÍNA – TOCANTINS
ELIZANGELA SILVA DE SOUSA MOURA
Há um lugar para a Idade Média na história da educação? Reflexões a partir da etnologia, historiografia e hermenêutica
luciano zilli, Damião Rocha
As concepções pedagógicas medievais e suas influências para as atuais discussões sobre educação e escola
Luciano Zilli
VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, MAL ESTAR NO TRABALHO DOCENTE E CARREIRA: RELAÇÕES INTERDEPENDENTES
katia Cristina Custódio Ferreira brito Cristina Brito, Amanda Cavalcante Rodrigues Cavalcante Rodrigues, Jonathan Ferreira Brito Ferreira Brito
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS NO TOCANTINS: UMA REFLEXÃO INTRODUTÓRIA
GILDEMBERG CUNHA SILVA, LISÂNEA CLÉCIA CUNHA SILVA
ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE DIÁLOGOS E RUPTURAS
Lucas Antônio Viana Botêlho, Mateus Ferreira Santos, Francisco Kennedy Silva dos Santos
TRABALHO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA ALÉM DO CAPITAL: ESTUDOS INICIAIS SOBRE O PROEITI-SEDF
Simone Conceição Rodrigues da Silva
Educação Física: Repensando as práticas pedagógicas em torno do esporte.
Hans Gert Rottmann
JOGO COMPUTACIONAL AUXILIANDO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA
edicionina gomes marinho gomes oliveira
A percepção de professores de Ciências em formação inicial sobre o ensino com a utilização de modelo e modelagem.
Silvania Pereira de Aquino
Diálogos sobre relações de gênero na educação de jovens e adultos
RUTILEIA CARVALHO XAVIER, Damião Rocha
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
GABRIELA MESSIAS SILVA
VULNERABILIDADE EDUCACIONAL E OS JOGOS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Misleine Andrade Ferreira Peel
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Anderson Neves dos Santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A AVALIAÇÃO FORMATIVA: a necessária construção de um projeto de emancipação humana
nívea maria coelho barbosa de almeida BARBIOSA ALMEIDA
FUNÇÕES QUÍMICAS: É EXPERIMENTANDO QUE SE APRENDE
Katiele Cavalcante Viana
EDUCAÇÃO INTEGRAL CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: Uma análise a partir da realidade de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Paracatu/MG no ano de 2017
Jéssica Gonçalves Barbosa, Mânia Maristane Neves Silveira Maia
EDUCAÇÃO INTEGRAL CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: Uma análise a partir da realidade de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Paracatu/MG no ano de 2017
Jéssica Gonçalves Barbosa, Mânia Maristane Neves Silveira Maia
IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS, FORMAÇÃO E PROFISSIONALIDADE
Luci Carlos Andrade
METODOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE IMAGENS
Graciene Reis de Sousa
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CICLO DE POLÍTICAS
Roger Trindade Pereira, Eduardo José Cezari
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
JOSÉ LUIS DOS SANTOS SOUSA
OS SABERES NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Denilda Caetano Faria
O LUGAR DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO TOCANTINS
MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA
Memórias e narrativas de coordenadores do Lemat: uma visão histórica sobre a formação de professores no IME/UFG
MARISA GOMES DOS SANTOS CASTRO
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM COMUNIDADE DE PRÁTICA
Elcia Tavares dos Santos
A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NOS DIAS ATUAIS E OS NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS – CENÁRIOS E DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Silvia Helena Marrafon
Índices de dificuldade das questões em concursos para o cargo de contador realizados pelo COMPERVE/UFRN
Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira
FUNÇÕES QUÍMICAS: É EXPERIMENTANDO QUE SE APRENDE
Katiele Cavalcante Viana
FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDE: ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ORIENTADOR DE ESTUDO
Givaédina Moreira de Souza, ANA MARIA PORTO NASCIMENTO, Givaédina Moreira Souza
SOBRE EDUCAÇÃO, ESCOLA E TRABALHO: ESTUDOS INICIAIS
Thayles Moura Silveira
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – DESAFIOS E DESCOBERTAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: UM COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PA
Camila Cris da Silva Dias
UMA EXPERIÊNCIA DE HORTA ORGÂNICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rodney H. O. Viana, Júlio César Barreto Moreira, Marcos Felipe Gonçalves Maia
JOGO LABIRINTO DA MATEMÁTICA - RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I.
Amilson da Rocha Martins
A robótica como tecnologia educacional digital
Demis Carlos Fonseca Gomes, José Damião Trindade Rocha
PROVA BRASIL: UM ESTUDO DO RENDIMENTO MATEMÁTICO DOS ALUNOS DE 5º ANO DOS MUNICÍPIOS DE CANAÃ DOS CARAJÁS E COLINAS DO TOCANTINS.
Ademir Brandão Costa, Ana Leide Rodrigues de Sena Góis, Valder Almeida Nogueira, Juciley Evangelista
ENSINANDO FILOSOFIA ATRAVÉS DE “O OVO E A GALINHA” DE CLARICE LISPECTOR
Haleks Marques Silva, Walace Rodrigues
Tratamento de uma situação problema com uso de uma metodologia matricial como favorecedora da aprendizagem de conhecimentos para a docência
Katia Dias Ferreira Ribeiro, Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Eberson Paulo Trevisan
OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA VISÃO DA MEDIAÇÃO EM VIGOTSKI
Kalina Ligia Almeida de Brito Andrade
O PIBID E A SUA IMPORTÂNCIA COMO ESPAÇO FORMATIVO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO FUTURO PROFESSOR
Victor Wender Soares Silva, Patrícia Silvério Da Silva Celedonio
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: REFLETINDO SOBRE INFLUÊNCIAS DE PRÁTICAS VIVENCIADAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Katia Dias Ferreiro Ribeiro, Eberson Paulo Trevisan
ALUNO TECNOLÓGICO: COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ATUAL
Cinthia Alencar Pacheco, Rosemara Perpetua Lopes
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO RELIGIOSO
Tamara Costa Silva
O CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO VIABILIZADOR DO DIREITO A APRENDIZAGEM.
Ilda Neta Silva Almeida, Amanda Emilene Arruda, Marina Carla da Cruz Queiroz
Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública municipal de Palmas – TO
Roseli Bodnar, Amanda Gomes de Brito, Ana Paola Cavalcanti Marinho
LABORATÓRIO PORTÁTIL DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LAPEM): suas contribuições para o ensino de matemática
Patrícia Silvério Da Silva Celedonio, Luan Alves Ferreira, Claudenice Cardoso Brito
O PATRIMÔNIO IMATERIAL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Rafael Machado SANTANA, Juliana Ricarte FERRARO
LAPEM NA SALA DE AULA
Larisse Celestino Celestino Pachêco
Inteligências múltiplas e metodologias de ensino aplicáveis ao curso de Ciências Contábeis: um estudo na UFRN
Daniele da Rocha Carvalho
O mal-estar na prática docente: educação instrumental e mercantilização do conhecimento
Rafael Silva Oliveira
LAPEM NA SALA DE AULA
Kelson Araújo Lima
ATIVIDADES INTEGRANTES COMO COMPONENTE CURRICULAR NÃO DISCIPLINAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
Luciana Nogueira da Silva
TRABALHO, EDUCAÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ESTUDOS INICIAIS
Erika Rodrigues de Freitas, Otília Maria Alves da Nobrega Alberto Dantas
Altas Habilidades: as estratégias educacionais brasileiras em identificar e atender crianças com necessidades especiais
Elisandra Silveira Gonçalves Rodrigues, Elisandra Silveira Gonçalves Rodrigues
EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE: SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO
Sérgio Zeno Granetto, Damião Rocha, Eduardo Seccatto Caliman
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O ENFRENTAMENTO DO CYBERBULLYING NAS ESCOLAS
Neide Aparecida Ribeiro
O mal-estar na prática docente: educação instrumental e mercantilização do conhecimento
Paulo Sérgio Gomes Soares, Rafael Silva Oliveira, Maurício Santos da Luz
Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública municipal de Palmas – TO
Roseli Bodnar
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS – PERSPECTIVAS PARA O ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
GILDEMBERG CUNHA SILVA, LISANEA CLECIA CUNHA SILVA
Projeto Mundiar: Práticas e Metodologias Participativas na Formação de Professores do Projeto Mundiar em Redenção-PA
Josidalva Almeida Silva
O PAPEL DA EDUCAÇÃO QUANTO À CRISE MULTIDIMENSIONAL: um caminho por meio da cidadania.
Deijeane Gomes Morais
FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS
Tânia Maria de Oliveira Rosa, Luíza Helena Oliveira da Silva
ROTINAS, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E PLANEJAMENTO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Margarete de Jesus Soares, Marina Alves Brito, Walnélia Benigno Magalhães Carrijo
PERGUNTAS DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Michele Lima Nascimento, Ângela Francine Fuza
AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO FORMATIVO
Mânia Maristane Neves Silveira Maia
ORDENAÇÃO E SEQUENCIAÇÃO DE PERGUNTAS DE LEITURA PARA O GÊNERO CRÔNICA A PARTIR DO PRINCÍPIO TEMÁTICO
Ângela Francine Fuza
O REPENSAR DE UMA PRATICA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVANUMA VISÃO CRÍTICO- REFLEXIVA
Liliane Campos Machado
“QUEM MAL LÊ, MAL OUVE, MAL FALA, MAL VÊ”: EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA INFANTOJUVENIL EM ATIVIDADES DO PIBID
Jaqueline Mendes Costa
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: ANÁLISE DO PERFIL E INTERAÇÃO D@S CURSISTAS
BRENDHON ANDRADE OLIVEIRA
REVISÃO E REESCRITA NA REVISTA “NA PONTA DO LÁPIS” E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
Vanda Moreira Tavares Araujo, Ângela Francine Fuza
ENSINO DE FILOSOFIA: UMA ANÁLISE DO CORPO COMO MERCADORIA À LUZ DA TEORIA CRÍTICA
BÁRBARA MENEGHETTI
O CONHECIMENTO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E O REFLEXO NA PRÁTICA EDUCATIVA PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Francisco dos Santos Silva
A CULINÁRIA TOCANTINENSE COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO PIBID
Isaque Nascimento
Práticas pedagógicas curriculares e uso das tecnologias na contemporaneidade
Clerislene Rocha Rocha Morais Nogueira
AO INFINITO E ALÉM DO CAPITAL UM OLHAR À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Luciane da Rocha Santos da Cunha
ATLETISMO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID
Karen Roberta Silva Sousa, Shara Cristina Lourenço
AO INFINITO E ALÉM DO CAPITAL: UM OLHAR À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Luciane da Rocha Santos da Cunha, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
AS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO CONTEXTO LÚDICO-PEDAGÓCICO EM UMA BRINQUEDOTECA
Ana Paula Santos Pimentel
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE: COLABORAÇÕES DISCENTE PARA A FORMAÇÃO
Carla Tereza Pessoa Rocha Dantas
E o Professor?
FERNANDA LEITE COELHO
MEMÓRIA DOCENTE: FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL EM MIRANORTE - TO
Odaléa Barbosa de Sousa Sarmento
FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDE: ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ORIENTADOR DE ESTUDO
Givaédina Moreira de Souza, ANA MARIA PORTO NASCIMENTO
INCLUSÃO DIGITAL VIA PROINFO RURAL NO ENSINO MULTISSERIADO: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RIO MARIA-PA
Alyne Sousa Jardim, Claúdio Pereira da Silva
A interdisciplinaridade: discussões acerca do poder e dos posicionamentos docentes
Marlon Magno, Giannina Bruno, Paulo Alexandria
PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONFIGURAÇÃO EM MUNICÍPIOS DO TOCANTINS
Rosilene Lagares
CONCEPÇÕES DE DEMOCRACIA, ENFOQUES DE ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE: POSSÍVEIS INTERFACES E/OU REVERBERAÇÕES
Luzenir Poli Coutinho, Rosilene Lagares, Leonardo Vitor dos Santos, Rute Soares Rodrigues
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Marly Krüger de Pesce
AO INFINITO E ALÉM DO CAPITAL: UM OLHAR À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Luciane da Rocha Santos da Cunha, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.
Eva Barros Miranda
GESTÃO SUSTENTÁVEL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
GIANNINA MARTINS BRUNO, MARLON MAGNO, PAULO ALEXANDRIA
O PROCESSO FORMATIVO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM OLHAR PARA PRATICAS INOVADORAS E CRIATIVAS
Francisca Maria Silva Costa
PROPOSTAS LÚDICAS PARA O ENSINO DA DIGESTÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Taluany Silva do Nascimento, Katiele Cavalcante Viana, Fernanda Leite Coelho
CURRÍCULO PRESCRITO PARA DOCÊNCIA NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EM TRÊS REGIÕES DO BRASIL
Lila Louise Moreira Martins Franco, Alda Lino dos Santos, Ana Cristina Vieira Lopes Romeiro
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CONTRADIÇÕES E EXPECTATIVAS NAS VOZES DOS DOCENTES E NOS DOCUMENTOS DE REGULAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA, CIÊNCIA CONTÁBEIS E DIREITO, EM SEIS IES DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL.
Silvana Malusá, Roberta Gama Brito, Sebastião Silva Soares
O mal-estar na prática docente: educação instrumental e mercantilização do conhecimento
Maurício Santos da Luz
A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO ÂMBITO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM PALMAS - TO
Simone Arruda Lima de Arruda Irigon
REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DO ROLEPLAYING GAME COMO MÉTODO ALIADO A PERSPECTIVA COGNITIVA
Arthur Barbosa de Oliveira
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE VYGOTSKY, GALPERIN E TALIZINA
Isabelle Brito Romao
Experiências de formação de PIBITIANAS: inserção do lúdico no currículo da escola de campo João Beltrão.
Glinys Maria dos Santos Homrich
BRINQUEDOTECA E ESPAÇOS CRIADOS PARA BRINCAR COMO LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO PARA LINGUAGENS ARTÍSTICAS
TATIANA DE CASTRO OLIVEIRA
ÉTICA E EDUCAÇÃO: um diálogo, várias perspectivas
BRIGITTE URSULA STACH-HAERTEL
Programa Integrar: Contribuições e desafios para o aumento do Ideb em escolas públicas de Paracatu/MG no ano de 2017.
ALINE Benedita Gomes Da silva, Mânia Maristane Neves Silveira Maia, Luciene Ramos Ferreira
O PROGRAMA DE INCENTIVO A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID: POSSIBILIDADE DE PREPARAÇÃO DOS EDUCADORES PARA ENFRENTAR A REALIDADE DA ESCOLA BRASILEIRA
Kely Barcelos de OLiveira
Articulação das reflexões de Paulo Freire e estudos do Letramento crítico sobre educação no contexto nacional
Naiane Vieira dos Reis, Jordan Oliveira da Silva
O papel das artes cênicas no paradigma educacional emergente.
Márcia Regina Ribeiro Gomes Sommer
LAPEM – LABORATÓRIO PORTÁTIL DE ENSINO DE MATEMÁTICA: Introdução ao Subprojeto PIBID.
Giovani Gonçalves dos Santos, Luan Alves Ferreira, Patrícia Sivério Da Silva Caledonio
Laboratório Portátil para Ensino da Matemática apontamentos teóricos a partir da Teoria Histórico-Cultural
Gabriel Costa Moreira
PROGRAMAS EDUCATIVOS EM SITUAÇÃO DE APRISIONAMENTO: ANÁLISE DE MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS
Paulo De Tasso Alexandria, Marlon Magno, Giannina Bruno
O CAMINHAR RESILIENTE NA PROFISSÃO DOCENTE: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DAS DIFICULDADES
Josivânia Sousa Costa Ribeiro
Transdisciplinaridade em educação por uma reforma de pensamento e atitudes na contemporaneidade
THALITA MELO DE SOUZA MEDEIROS
CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO NA REGIÃO 1 DO CONSELHO
Tatiana Evangelista da Silva Rocha Feminino Rocha
AVALIAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO ME AVALIAS, POSSO AVALIAR?
Wanderson Luiz de Oliveira
AVALIAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO ME AVALIAS, POSSO AVALIAR?
Wanderson Luiz de Oliveira
AS AÇÕES EDUCATIVAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NO TOCANTINS E O CONTROLE DO TABAGISMO, ÁLCOOL, MÁ ALIMENTAÇÃO E OUTROS RISCOS COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raimundo dos Santos Bezerra
SUSTENTABILIDADE COMO MEIO DE REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Keila Nazare Da Cunha, VANILSON JOSÉ LORENÇO, Carmem Lúcia Passos Mazzei de Carvalho
POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA: A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NO PAÍS DAS MARAVILHAS.
Sirlene Maria Dias de Oliveira
O ensino de Direito fast food: os concursos públicos no campo da educação jurídica
Aline Sueli de Salles Santos
SUSTENTABILIDADE COMO MEIO DE REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
Keila Nazare Da Cunha, VANILSON JOSÉ LORENÇO, Carmem Lúcia Passos Mazzei de Carvalho
LETRAMENTO DIGITAL: PRODUÇÃO DE TEXTOS EM AMBIENTE COLABORATIVO
Francinete Costa Soares Barroso
O DUETO: EDUCAÇÃO INDÍGENA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Leni Barbosa Feitosa
FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ENSAIO SOB A ÓTICA PROFISSIONAL
Leni Barbosa Feitosa
ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO: UM RECORTE TEMPORAL ACERCA DO PERIÓDO DAS REGÊNCIAS NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
Erisleny Santos Moraes, Jhonatam Dias Amorim, Wagner Dos Santos Mariano
O LETRAMENTO NA PERSPECTIVA INTEGRADORA DOS PROJETOS
Elza Rodrigues Barbosa Peixoto
Revisitando a praça Diogo Jardim através da história oral
Aragoneide Martins Barros, Rosemary Negreiros Araújo, Jocyleia Santana dos Santos
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PADRE JOSIMO TAVARES: LUGAR DE IDENTIDADE DOCENTE
Nayjla Lane Ramos Gonçalves, Jocyleia Santana dos Santos, Daniela Patricia Ado Maldonado
POTENCIALIDADES DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS ALUNOS DOS CURSOS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA?
Bheatriz Cortez Negreiros, Karollyne Santana Paixão, Wagner dos Santos Mariano, Alessandro Tomaz Barboza
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E ABORDAGEM CTS – PERSPECTIVAS PARA O ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS
Lisanea Clecia Cunha Silva, Gildemberg Cunha Silva
O LUGAR DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO TOCANTINS
MARCOS IRONDES COELHO DE OLIVEIRA
“Universos Dançantes”: A utilização da técnica do “Stop Motion” como ferramenta de ensino da dança na escola.
Liubliana Silva Moreira Siqueira
AS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA 4a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO
Maria Zenaide Farias de Araújo, Janete Silva dos Santos
TEMAS TRANSVERSAIS ( PCN ): O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO ÉTICO DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
Juliana Resende Abrunhosa Resende Souza
Formação docente para a educação infantil: o estágio supervisionado e as questões étnico-raciais
Ana Corina Machado Spada
Formação docente para a educação infantil: o estágio supervisionado e as questões étnico-raciais
Francisco Gonçalves Filho
PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIBULLYING EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM ESTUDO A PARTIR DA LITERATURA
Kely Rejane Souza dos Anjos Carvalho, Ciro Ferreira de Carvalho Júnior
Reflexões Iniciais sobre o Currículo de Formação de Professores de Educação Física da Universidade de Brasília – UnB
Daniel Cantanhede Behmoiras
GÊNEROS TEXTUAIS EM JORNAIS ELETRÔNICOS: dimensões da sustentabilidade e educação
André da Silva Santos
CONFLITOS DE PROFESSORES SOBRE GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA
Janete Silva dos Santos
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N°10.639\2003 NO CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS DE ARAGUAÍNA
Raquel Almeida Mendes
ESTÁGIO SUPERVIONADO E PROFISSÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Júlia Santana Silva
ESTÁGIO SUPERVIONADO E PROFISSÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Júlia Santana da Silva, Kamilla Pereira da Silva, Alnga Alves da Costa, Wagner dos Santos Mariano
A ATUAÇÃO DA PROFESSORA NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Priscila de Freitas Machado
A PRÁTICA DO DEVER DE CASA: reflexões dos sentidos e aproximação família escola
Dilsilene Maria Ayres de Santana, Gislaine Lopes da Silva
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jardilene Gualberto Gualberto
DE PROFESSOR LEIGO A PROFISSIONAL PÓS-GRADUADO: MEMÓRIAS DE PROFESSORES EM SEU PROCESSO FORMATIVO NO NORDESTE GOIANO
Ronilza Moreira dos Reis
GRAMÁTICA E MÚSICA: DUAS FACES QUE SE COMPLEMENTAM
Robervania de Lima Sá, Walnélia Benigno Magalhães Carrijo
GRAMÁTICA E MÚSICA: DUAS FACES QUE SE COMPLEMENTAM
Robervânia de Lima Sá, Walnélia Benigno Magalhães Carrijo